13 reasons why – vamos conversar um pouco…

Todo mundo já deve estar cansado de ler coisas sobre a nova série febre, criada pelo Netflix, 13 reasons why. Mas para um minutinho aqui, que eu prometo que vai valer a pena.

13rw1

A série estreou no fim de março, começo de abril, e em poucos dias (ou horas) já tinha viralizado. Algumas pessoas assistiram por que todos estavam assistindo, fãs de verdade aguardavam ansiosamente pela saída dessa série. Para quem não sabe, a série é baseada em um livro do escritor Jonh Asher, em português, os 13 porquês. Li o livro quando estava no sexto ano, com 11 anos, e rapidamente se tornou um dos meus livros favoritos!

Processed with VSCOcam with c1 preset

Para você que ainda não viu, a série aborda fortemente temas que são considerados ‘tabus’ na sociedade. Temas como: bullying, sexo, fofoca, homosexualismo, assédio verbal e sexual, drogas, bebidas, amizades, difamação de imagem e, por fim, suicídio.

A série conta a historia de Hannah Baker, uma menina que comete suicídio. Mas… por que? O que a leva a cometer esse ato tão radical? Foi culpa dela, ou das pessoas? Foi um motivo besta, ou não? Hannah deixa 13 fitas cassete, cada uma explicando um PORQUÊ dela ter cometido suicídio. É a vez de Clay Jensen ouvir todas as fitas, e descobrir em que parte dessa história ele se encontra. Segredos serão revelados e coisas nunca antes notadas virão à tona para o mundo dele.

13rw3

Bem, agora que você entendeu um pouco da série, vamos falar o que realmente importa!

Todo mundo sofre, sofreu ou praticou bullying. Se agora você está dizendo ‘ah, eu nunca’ você provavelmente está mentindo para si mesmo. Eu já sofri bullying, já pratiquei e ainda sofro um pouquinho. Opinar sobre os outros e ligar para o que os outros pensam de você é uma atitude humana, real. Todos passam por algum tipo de julgamento, a questão é: alguns aprendem a lidar com isso, outros não. Algumas pessoas não precisam de ajuda, outras gritam por socorro, mas não vemos.

13rw5

Hannah Baker apostou toda sua esperança em pessoas que não sabiam lidar com outras pessoas além de si. Pessoas que não ligavam para a imagem do outro, desde que conservasse a sua própria. Pessoas, que realmente não prestavam. Me identifiquei um pouco, por não saber ao certo quem são as pessoas boas e quem são as ruins, por depositar confiança e esperança em quem não merecia 1% dos meus esforços. E, por isso, eu me decepcionei várias vezes. Assim como Hannah. Assim como você.

13rw2

Damos ouvidos à pessoas que não deveríamos, damos enfase para uma opinião de quem não se importa com a gente, e deixamos a melhor opinião escapar, a nossa. Talvez Hannah tenha se matado por não ter encontrado alguém que pudesse dividir seus sentimentos, que mostrasse o melhor lado que ela tinha dentro de si. Talvez, milhares de pessoa achem que estão sozinhas, MAS NÃO ESTÃO!

13rw4

Você, eu, nós… não estamos sozinhos! Existem milhares de pessoas, ongues e grupos de apoio dispostos a ajudar, dispostos a oferecer o que você anda procurando em pessoas erradas, dispostos a conversar, trocar experiências e provar para você que nunca esteve sozinho. Precisa de ajuda? Quer conversar? Não precisa ficar com vergonha, ou com medo! Manda um oi por aqui! Ou, se precisar de ajuda profissional CLIQUE AQUI!

E se você tem como ajudar as pessoas, ajude! Não por reconhecimento, mas por ser uma atitude humana maravilhosa. Se você está vendo alguma pessoa triste, faça-a sorrir. Passou alguém do seu lado? Diga oi, elogie! São pequenos gestos que fazem grandes diferenças… tanto para o bem, quanto para o mal! Então, fique de olho nas suas atitudes e na das pessoas à sua volta! Somos todos humanos, precisamos uns dos outros!

Anúncios

Um comentário sobre “13 reasons why – vamos conversar um pouco…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s