Organizando sua vida com TRELLO

Estou fazendo um curso de fotografia ma-ra-vi-lho-so. Os primeiros módulos do curso eram sobre ORGANIZAÇÃO e MINDSET. Nessas vibes maravilhosas de organizar meu espaço, minhas tarefas e minha vida encontrei um site (que também tem aplicativo) simplesmente sensacional, prático e super simples: o TRELLO.

trello1

O TRELLO é um aplicativo conhecido por gerenciamento de tarefas e projetos em listas. Ele se adapta para qualquer necessidade que você tiver, seja planejar uma viagem, organizar projetos de trabalho, estudos ou até a sua vida pessoal.  E você pode ter companhia! Sim, o trello tem a opção de adicionar “colaboradores” para cada lista que você tem, podendo, assim, servir de ferramenta para um grupo de pessoas do seu trabalho, faculdade, escola e casa.

Como eu tinha dito antes, o TRELLO pode ser usado pelo seu computador (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer) sem precisar fazer o download, tudo pela internet, ou pode ser usado pelo seu celular com o APP oficial. (obs: eu recomendei para minha amiga, que tem um smartphone da Motorola, e o app deu como imcompatível, então não sei se serve em todos). Ah! E se você tem o Kindle Fire o app é compatível também!

trello2

Mas como funciona esse programa? 

Cada divisão, assunto, que você tiver é um QUADRO (aqui você decide seus temas, separando-os). Você pode usar uma imagem de fundo para facilitar a diferenciação de cada quadro e tema. Dentro desse quadro você cria uma LISTA com diferentes CARTÕES. Vou dar um exemplo básico e o exemplo do meu curso.

ex 1: Se você está planejando uma viagem, sua primeira lista pode ser “passagens”. Dentro dessa lista você pode colocar o cartão: “companhia XX – preço $$” “companhia XY – preço $”.

ex 2: Se você tem um blog, um plano, um projeto ou vários trabalhos para fazer tenho aqui uma sugestão legal de como se organizar! A primeira lista vai ser “ideias”, a segunda “à fazer”, a terceira “fazendo” e a quarta “concluído”.

O legal é que você pode mover o cartão de uma lista para a outra. Então no caso da viagem, quando você escolher as passagens você pode movê-lo para a lista de “decidido” ou “feito”. Assim como exemplo dois, onde você pode mover a sua ideia para uma coisa a ser feita, depois em processo e depois concluída, tornando muito fácil a visualização de suas conquistas!

trello4

Espera, que tem mais! 

Dentro de cada cartão você tem MUITAS ações. Sim! (Mas não se assusta! Você vai aprender a usar se der uma fuçadinha.) Você pode…

  • Adicionar uma descrição: qual o objetivo do seu cartão? quanto que você vai receber por aquela tarefa? para onde ela será mandada?
  • Adicionar um prazo: aqui você pode colocar sua data máxima para concluir aquela tarefa. O calendário é super atual e você pode colocar a opção de notificação algumas semanas/dias/horas antes do prazo.
  • Adicionar membros: lembra que eu disse que sua família ou colegas de trabalho podem contribuir na sua organização? Sim! Além de colocá-los para participar da tarefa, você pode distribuir as tarefas para cada um!
  • Adicionar um checklist: pode ter vários itens e pode ser copiado para outros cartões (se você tiver trabalhos parecidos). O legal dessa função é que ela conta a % do seu trabalho, mostrando se você está perto da metade ou perto do fim! (é a minha função favorita!)
  • Adicionar etiquetas: seu trabalho é muito IMPORTANTE? ou URGENTE? dá para ADIAR? ou está com PRAZO CURTO? Sim! Você pode escolher suas etiquetas e legendá-las como quiser, vão servir como post-it e terão uma legenda na sua barra de ferramentas.

trello5

O legal de tudo isso é que, se você ou algum contribuidor alterar alguma coisa no seu plano todas as ações serão mostradas na sua barra de ferramentas.

E é claro que eu não falei todas as funções, afinal, tem algumas que vai depender do seu tipo de trabalho, fluxo e dedicação. Essas são só algumas, mas que já fazem toda a diferença! Estou usando faz duas semanas e já posso notar a diferença nas minhas tarefas! Super legal!

Ah! Espera que eu tinha me esquecido de uma coisa! O próprio site mostra alguns tipos de organizações para você se inspirar e ter uma melhor ideia de como organizar sua conta!

E aí? Gostou do post? Já usa o TRELLO ou está pensando em usar agora? Conta para mim! Estou em todas as redes sociais à espera de vocês! (E fiquem de olho que voltaremos com o canal de YouTube em breve!)

fim

2 comentários sobre “Organizando sua vida com TRELLO

  1. Eu amei seu post, ficou super bem explicado e a dica é ótima. A um tempinho atrás eu usava o Trello e tenho sentido a necessidade de voltar a usar, pois ele tem ferramentas incríveis e se você for um usuário disciplinado pode se tornar uma pessoa muito organizada. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

