Lettering – a arte de desenhar letras

Com certeza você já viu, ou quem sabe até se apaixonou, por um lettering. Talvez você ainda não soubesse exatamente o que é um lettering, ou talvez ainda não tenha desenvolvido um lado artístico em você, mas um lettering é a arte de desenhar e escrever letras… e com certeza você vai amar!

l1

Um lettering pode ser feito com diversos materiais: canetas, pincéis, lápis, brushpen, giz… A ideia é criar diferentes formas e fontes para um texto, que no final vai parecer uma ilustração. Você provavelmente já viu várias frases inspiradoras escritas em lettering e, talvez, agora queira fazer o seu!

Mas… como começar um lettering? 

Como todo mundo já sabe, e quem não sabe vai saber agora, não é o material X ou Y que vai fazer seu lettering ficar igual os do pinterest. A prática leva a perfeição. E para isso, você tem que treinar!

Comece copiando alguns modelos! 

Sim, todo mundo que começa tem que começar de algum lugar. Você sozinho não vai conseguir imaginar todos os tipos de formas, desenhos, cores e frases possíveis! Comece usando alguma outra de base. Pegue frases simples, que tenham de 3-6 palavras, como “eu te amo” ou “Hoje é dia de sorrir”. Coisas “bregas” mas que serão ótimas para começar. Procure modelos de fontes para copiar também! Aprenda fazer vários “A” diferentes, finos, grossos, contornados, com preenchimento, mais curvos, mais retos, letra de forma ou letra cursiva… comece a ver quais você gosta mais, quais são mais difíceis e quais vão lhe custar tempo… assim, prepare seus desafios!

Procure elementos de ilustração! 

Uma coisa que eu, recentemente, amei fazer foi procurar pequenos desenhos para lustrar meus trabalhos. Peguei todas as minhas referências no pinterest (se você olhar o meu post sobre Bullet Journal vai encontrar o link para minha pasta de desenhos). Aprendi a desenhar naves espaciais, setas, vasos, sorvetes, comidas de café da manhã, placas, coisas de escritório, animais, âncoras, bocas, saquinhos de chá, coisas de marinheiro…. sério, tem de tudo! Só não tem uma desculpa para não começar!

Processed with VSCOcam with a5 preset

Escolhendo uma frase… 

Você pode ser mais inspirado e querer fazer frases de motivação. Ou pode gostar de música e querer pegar alguns trechos e transformá-los em arte. Ou talvez você seja escritor e queira dar um toque ainda mais especial nos seus textos… O que importa é escrever algo que você ame, que você se dedique e se apaixone pelo resultado final. Eu, particularmente, pego letras de música… meu ultimo lettering foi uma música do Bruno Mars ❤

Faça um rascunho em um papel à parte. Coloque as proporções! Quais palavras vão ficar em destaque? Qual terá uma fonte diferente? Onde vão ficar suas ilustrações? Alguma letra terá sombra? Sua frase vai caber no seu tipo de papel? Sim! São muitas coisas para se pensar ao fazer um lettering, e é por isso que você tem que amá-lo e se dedicar à ele!

l7

Ao passar para a sua folha oficial faça à lápis! A borracha nessas horas é sua melhor amiga, você pode passar a caneta por cima do seu desenho e depois (espera secar a caneta, tinta, o que for!) você apaga os traços de grafite.

Ok… vou começar, e agora? 

Existem diversos canais no YouTube e Instagrams onde você pode achar inspiração. (E claro, o pinterest!). Gosto do canal Primeiro Rabisco, da Marina Viabone. Ela tem alguns vídeos de prática e o insta dela é só amor.

Também gosto da Patrícia do IG: @sublinhando que, além de letterings, faz ilustrações maravilhosas…

Você pode navegar por esse maravilhoso mundo! Tenho certeza que você não vai se arrepender!! Gostou desse post? Faz lettering já, ou pensou em começar? Conta para mim! Estou sempre nas redes sociais para conversar com vocês!

fim

Anúncios

2 comentários sobre “Lettering – a arte de desenhar letras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s