Como economizar dinheiro? – Meta do $$1.000.000

Olá pessoas, tudo bem? Hoje eu vou falar de um assunto bem complicado e que gera um certo medo ou desconforto em algumas pessoas. Vamos falar de DINHEIRO! $IM! Principalmente como economizá-lo e usá-lo em seu favor.

Nesse post vou compartilhar com vocês várias dicas que eu tenho aplicado e outras que ainda estou em processo (haha) para conseguir. Além disso vou contar para vocês a minha meta ‘financeira’ e ajuda-los a pensar nas suas.

Então vamos lá!

blog2

Dica nº 1: ANOTE SEUS GASTOS, SAIBA PARA ONDE O SEU DINHEIRO VAI!

Provavelmente você já ouviu várias pessoas dizendo que você deve anotar seus gastos DIÁRIOS para ter uma noção da sua vida financeira e dos seus gastos extrapolados. E claro, provavelmente você pensou que isso era estúpido ou, no mínimo, muito chato de se fazer. E realmente é! Porém, é um mal necessário, que vai te ajudar muito na hora de definir suas metas e economizar.

Eu, apesar dessa regra, não fico anotando centavo por centavo. Ao final de cada dia eu passo a história de lugares onde fui e eventuais gastos… faço uma média. De quanto eu tinha antes ($200? $300?) e quanto eu tenho agora ($120? 180$?). Para onde foi o dinheiro HOJE? Para comida? Lazer? Chocolates fora de hora? Onde foi o lugar que eu mais desperdicei? Dava para ter comprado menos? Ou dividido com alguém?

Com essas respostas eu tenho uma ideia melhor de para onde o meu dinheiro está fugindo…

blog3

Dica nº 2: TENHA UMA META DE ECONOMIA

No começo desse ano eu não estava trabalhando. Minha meta de economia era $500 no ano, eu teria que conseguir aqueles $500 de qualquer forma, seja reduzindo meus gastos ou arranjando uma atividade extra para cobrir os custos. Depois que eu consegui meu emprego, essa meta ficou mais próxima, e em menos de 3 meses eu já tinha guardado tudo que precisava. O resto é LUCRO.

Uma DICA EXTRA dentro dessa lista é não só criar metas com números (100, 500, 1000) e sim com coisas que você gostaria de fazer ou adquirir (iPhone, blusinhas, viagem, cursos…), isso ajuda a manter o foco e realizar seus objetivos!

Dica nº3 – FAÇA PROGRAMAS MAIS CASEIROS! 

Mesmo não querendo admitir, nossa maior saída de renda $$ é fora de casa. Shopping, cinema, comida, farmácia, lojinhas de 1,99, comida, livros, transporte, comida… eu já falei comida?

Uma opção é driblar alguns programas desses para conseguir economizar. Não é necessário “parar de viver” para curtir bem uma noite de sexta-feira.

blog4

É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ CONTE PARA PESSOAS DO SEU CONVÍVIO AS SUAS ‘METAS FINANCEIRAS’ OU O POR QUE DE VOCÊ ESTAR ECONOMIZANDO, pois é só dessa forma que eles vão contribuir com sua necessidade, sugerindo programas mais baratos e acessíveis.

Assim como no post de dia dos namorados, onde eu sugeri programas legais que não consomem toda nossa grana, aqui vão algumas ideias:

  • Faça uma seção de cinema com seus amigos/crush em casa.
  • Chame pessoas e cozinhem juntas! (Pizza, Hambúrgueres, Doces… se quiserem receitas, comentem aqui em baixo, ou no meu insta, que eu tenho várias super gostosas para compartilhar ❤ )
  • Aproveite os espaços públicos. Shopping com aquele milk shake de $15? Não! Curte um parque com uma pipoca de $5. Ou quem sabe algumas avenidas que fecham de fim de semana, museus gratuitos, feirinhas…

 

Dica nº 4 – ESCONDA SEU DINHEIRO. 

Pode parecer ridículo, mas funciona! Do dinheiro que eu recebo eu guardo metade (ou no Tesouro Direto ou na Poupança) e deixo a outra metade para meus gastos mensais, aquelas coisas supérfluas que a gente ama. Dessa metade, eu pego metade e deixo bem escondido no fundo da gaveta. Desse jeito, o dinheiro não fica ‘boiando’ na carteira querendo ser utilizado. Só vou atrás dele se aquele ¼ que eu separei, se o meu dinheiro da carteira acabar.

Dica nº 5 – FAÇA UM MIMO PARA SUAS METAS. 

Conseguiu guardar mais que o esperado? Que tal uma sobremesa de presente, naquele lugar que você vive querendo ir? Ou que tal uma blusinha da forevis? O importante é você se divertir com suas economias, e fazer disso um hábito bom!

blog5

DICA EXTRA: estude sobre finanças!

Calma, não precisa passar horas lendo textos chatos sobre a queda da bolsa, ou a alta da bolsa, ou IPCA, CDB, CDI (seja lá o que isso for). Vou recomendar para vocês um canal no youtube muito bom, o CANAL MAIS RICO DO BRASIL: ME POUPE!

O Me Poupe é um canal super divertido que vai te ajudar com sua vida financeira. Tanto em prevenção quanto aplicação e investimentos. A Nath, dona do canal, é muito animada com todos os assuntos e explica tudo direitinho. E o melhor de tudo é que tem como você enviar suas dúvidas para ela!! Dê uma olhada no canal clicando aqui.

Com a Nath eu estabeleci a META DO MILHÃO. A nossa musa das finanças conseguiu, aos 32 anos, e com diversos truques de aplicação, guardar 1.000.000 de reais! Se tornando milionária. Quem não quer o mesmo né? Eu quero! Então agora estou em busca, e trabalho, do meu milhão.

blog6

E é isso gente, o texto foi longo, eu sei. Mas vai valer a pena se você começar a usar essas dicas bem fáceis para economizar os seus temer$$!

Gostou? O que você vai fazer agora? Quais são suas maiores metas? O que você quer ou está fazendo na sua vida para dar o salto milionário? Me conta nos comentários ou nas redes sociais!

fim

7 comentários sobre “Como economizar dinheiro? – Meta do $$1.000.000

Deixe um comentário

